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segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cruzamentos EN2- Uma solução? Talvez!!

Fiscalização Eletrônica

São sistemas que detectam infrações de trânsito através de equipamentos eletrônicos:
  • RADAR
  • LOMBADA ELETRÔNICA
  • FOTOSSENSOR

Avanço ao sinal vermelho e invasão da faixa de pedestre

RADAR
Em operação 24 horas ininterruptamente.

De Blog Tuga

COMO FUNCIONA:
O funcionamento dos equipamentos é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico. Em cada faixa de rolamento é utilizado um circuito independente e a velocidade dos veículos é calculada entre os laços.A infração é registrada por uma filmadora, acoplada a um microcomputador, onde é gravada a imagem digitalizada do veículo detectado acima da velocidade permitida.

VELOCIDADE MÁXIMA
Os equipamentos de fiscalização eletrônica, tipo RADAR, estão instalados em vias cujas características físicas e/ou operacionais as enquadram na classificação de "VIAS ARTERIAIS". Portanto, a partir do limite de velocidade permitido na via, os veículos são autuados em INFRAÇÃO GRAVE e em INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA para velocidade superior.Os limites são acrescidos 10% da velocidade ou 7km/h ( o maior valor), em função do percentual de erro admissível do equipamento.

LOMBADA ELETRÔNICA
Em operação 24 horas ininterruptamente.

De Blog Tuga

De Blog Tuga


COMO FUNCIONA:
O funcionamento das lombadas eletrônicas é o mesmo dos radares, ou seja, medição da velocidade pela alteração do campo magnético entre os laços do pavimento.Nas lombadas eletrônicas, temos ainda o componente visual que informa ao motorista a sua velocidade após transpor os laços instalados no pavimento asfáltico.A imagem do veículo infrator é registrada por uma máquina fotográfica, também acoplada a um microcomputador.

FOTOSSENSOR
Estão implantados em cruzamentos semaforizados.

De Blog Tuga


COMO FUNCIONA:
O princípio de funcionamento dos equipamentos também é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico.O sistema é constituído por dois sensores independentes, sendo que o primeiro detecta a parada sobre a faixa destinada a travessia de pedestres - ativado após 8 segundos da informação luminosa do semáforo estar no vermelho. O segundo sensor destina-se ao avanço do sinal vermelho, onde o veículo somente é detectado quando a informação luminosa na cor vermelha estiver acesa a mais de 1 segundo e o veículo transpor totalmente os laços.Os equipamentos estão associados a controladores semafóricos eletrônicos de última geração, onde o tempo mínimo para a fase amarela é de 3 segundos.

AFERIÇÃO DOS EQUIPAMENTOSRADARES E LOMBADAS ELETRÔNICAS:
A tolerância é de 10% da velocidade ou 7 km/h (o maior valor).

SINALIZAÇÃO DOS LOCAIS EQUIPADOS COM EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
Esta sinalização com a inscrição "Lombada Eletrônica" , "Fiscalização Eletrônica" nestas placas e legendas no solo - "RADAR", "60 km" e "LOMBADA ELETRONICA", "40 km" -, com o objetivo de informar melhor ao motorista sobre a existência destes dispositivos.

2 comentários:

daniel grácio disse...

Umas rotundas bem feitas, tal como tem Vila de Rei logo à entrada é a solução mais fácil, mais barata e sem precisar de grandes manutenções.

Paulo Sousa disse...

Esse equipamento fazia falta por aqui, no Psís inteiro, claro. :-)

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